Sobre o Projecto
"A cada gota de suor (...) deve corresponder um grão de pensamento" - Manuel Sérgio
O Portfolio Reflexivo apresenta-se como um meta instrumento preponderante no desenvolvimento social, pessoal e profissional do Professor. A reflexão e a interacção que a sua construção envolve, são factores de promoção da aprendizagem do docente e do desenvolvimento de competências. Este tipo de documento tem diversas finalidades e representa um olhar do Professor, a múltiplos aspectos como:
- o seu conhecimento (conceptual, processual e atitudinal);
- o processo de ensino e aprendizagem;
- a aprendizagem;
- os alunos;
- os contextos;
- uma visão pessoal acerca de si mesmo.
O Portfólio do Professor deverá incluir duas componentes fundamentais: evidências das capacidades e competências profissionais; e reflexões sobre essas evidências e sobre as práticas de ensino (Nunes, J., 2000).
Nesta nota, o seguinte binómio apresenta-se como basal e como uma inerência, ao portfolio do professor-estagiário: vertente descritiva e abordagem reflexiva (Sá-Chaves, I, 2007).