Planeamento Anual
O acto de ensinar pressupõe planeamento, uma progressão pedagógica, uma estruturação lógica dos conteúdos. A estruturação de um Planeamento Anual possibilita que uma lógica de conteúdos delineada, seja plasmada tendo em conta referenciais temporais, espaciais e organizativos, mas não só. Sendo por isso, essencial para o professor-estagiário.
É realizado pelos grupos disciplinares de Educação Física antes das aulas se iniciarem, num processo conjunto e de interacção e partilha, onde desenvolvem um mapa cronológico das diferentes actividades a ser leccionadas durante o ano lectivo e o número de aulas atribuídas a cada uma delas (perspectivação temporal).
Permite ir ao encontro dos seguintes aspectos:
- Progressão lógica e clara de aula para aula;
- Melhorar a gestão, subjacente à prática docente;
Tendo em conta, referenciais como:
- Programa de Educação Física;
- Recursos materiais disponíveis;
- Os educandos e o professor-estagiário.
Incorporando dois tipos de planificação:
- Planificação da Unidade de Ensino, onde serão equacionados os conteúdos a ter em conta por cada unidade e os objectivos pretendidos;
- Planificação de aula, realizada pelo professor-estagiário, inidividualmente, onde existe uma selecção das actividades a realizar, no sentido de atingir os objectivos propostos.