Planeamento Anual

O acto de ensinar pressupõe planeamento, uma progressão pedagógica, uma estruturação lógica dos conteúdos. A estruturação de um Planeamento Anual possibilita que uma lógica de conteúdos delineada, seja plasmada tendo em conta referenciais temporais, espaciais e organizativos, mas não só. Sendo por isso, essencial para o professor-estagiário.

É realizado pelos grupos disciplinares de Educação Física antes das aulas se iniciarem, num processo conjunto e de interacção e partilha, onde desenvolvem um mapa cronológico das diferentes actividades a ser leccionadas durante o ano lectivo e o número de aulas atribuídas a cada uma delas (perspectivação temporal).

Permite ir ao encontro dos seguintes aspectos:

- Progressão lógica e clara de aula para aula;

- Melhorar a gestão, subjacente à prática docente;

Tendo em conta, referenciais como:

- Programa de Educação Física;

- Recursos materiais disponíveis;

- Os educandos e o professor-estagiário. 

Incorporando dois tipos de planificação:

- Planificação da Unidade de Ensino, onde serão equacionados os conteúdos a ter em conta por cada unidade e os objectivos pretendidos;

- Planificação de aula, realizada pelo professor-estagiário, inidividualmente, onde existe uma selecção das actividades a realizar, no sentido de atingir os objectivos propostos.