Reflexões

Este espaço é, na nossa óptica, de extrema importância para o professor-estagiário, pois viabiliza uma construção contínua de novos saberes, fazendo com que se alterem ou reestruturem possíveis práticas. Este é um ponto-chave, a procura contínua pela excelência apresenta-se como fundamental, mas para isso é necessário falar do seguinte modelo circular, sendo este algo dinâmico: base teórica; prática; reflexão; que por sua vez renova a base teórica que sustenta o educador. Este, deve ter o cuidado de registar toda a informação pertinente, para uma intervenção adequada, e com os dados recolhidos através da observação, o professor-estagiário como prático reflexivo, pode e deve avaliar as conquistas e aprendizagens das crianças e auto-avaliar-se, assim como, avaliar as intenções pedagógicas por ele preconizadas.

Em suma:

Quando "o diálogo funciona bem, ele toma a forma de reflexão–na–acção recíproca". (Schön, Donald A., 2000)

Por diálogo entende-se a articulação entre a teoria e a prática, e a constante renovação, deste binómio interdependente.