Modelo de Estrutura de Conhecimentos

Esta área é também, extremamente importante para o professor-estagiário, pois permite estruturar de forma pedagógica a matéria de ensino, sendo um utensílio útil na esquematização da progressão pedagógica, subjacente a determinada modalidade. O Modelo de Estrutura de Conhecimento (MEC) aborda um determinado conteúdo, planificando e organizando o acto de ensino, de modo a que este seja leccionado favoravelmente. Tornando viável uma administração pedagógica, mais cuidada da matéria em causa.

Este modelo divide-se em três momentos: fase de análise; fase das decisões e fase de aplicação. E pode ser equacionado numa óptica geral, e numa perspectiva específica, orientada para uma modalidade em particular. Engloba também, uma introdução à cultura do movimento, na forma como são administradas as aulas.

Tendo presente que na sociedade contemporânea, o desenvolvimento integral do indivíduo apresenta-se como uma preocupação central. A Organização Mundial de Saúde estima que cada criança deve praticar pelo menos 60 minutos de actividade física por dia, daí a pertinência desta introdução ao movimento, nas suas mais variadas formas.

Posto isto, este é um instrumento fundamental para a prática docente do professor-estagiário.