Caracterização do Meio

" (...) o todo é maior que a soma das suas partes." - Gestalt

Esta área, apresenta-se como determinante no sentido de contextualizar e caracterizar a prática docente implícita.

Remete-nos para a dimensão cultural, social e axiológica de uma dada realidade, abordando de forma holística, o espectro que delimita a intervenção do professor-estagiário.

É essencial no sentido de compreender a escola e suas caracteristicas no âmbito, socio-afectivo, cultural e até político (normativas de proveniência macro que se imiscuem com o poder local, ou seja, as normativas a nivel micro).

A percepção subjacente, permite-nos possuir um conhecimento profundo acerca do contexto, onde intervimos e suas especificidades.

Neste espaço abordam-se as particularidades que o professor-estagiário deve ter em conta como actor educativo central, no contexto escolar.

Passa por um levantamento de dados acerca do meio envolvente à escola e aos alunos, o que irá explicar os comportamentos sócio-culturais em voga. Este, permite que o professor-estagiário preconize a sua intervenção, tendo em conta todos estes referenciais e possa ir ao encontro das necessidades de cada aluno numa óptica colectiva