Caracterização do Pavilhão/Ginásio
Nesta área, subjacente a um estudo primordial da Escola em questão, procede-se à caracterização do espaço que está inerente à prática docente, fazendo-se um levantamento de todos os recursos materiais disponiveis, assim como, do seu estado de conservação. Este aspecto condiciona obviamente a prática docente.
O ginásio/pavilhão (assim como, os espaços exteriores, onde também decorre o acto de ensino) é o espaço onde maioritariamnente decorre o processo ensino-aprendizagem, sendo portanto, de vital importância, uma perfeita simbiose entre: o planeamento efectuado pelo docente e a prática propriamente dita, assim como, a relação entre o meio e os educandos.
Pretende-se que esta relação seja prazeirosa e proveitosa, e que propicíe aos discentes um desenrolar de aprendizagens que também o sejam.
Este levantamento é essencial, pois os recursos materaiais são um dos pressupostos essenciais para o professor-estagiário desenvolver a sua actividade, logo este é premente, no sentido de viabilizar uma optimização dos mesmos.
Possibilitando aprendizagens equitativas e favoráveis, tendo em consideração as características dos educandos e o seu desenvolvimento físico, psicológico e axiológico, que o processo ensino-aprendizagem implica.