Caracterização da Turma
"Tacto é a arte de tratar as pessoas não como se fossem como as vemos, mas sim como elas se vêem a si mesmas"
(Noel Clarasó; 1905-1985; Escritor Espanhol)
Este espaço remete-nos para uma enunciação e caracterização detalhada de uma dada turma, mencionando todas as particularidades e especificidades subjacentes a esta. Nesta nota, rejeita-se o individualismo nesta análise, mas coloca-se ênfase na individualidade numa óptica colectiva.
Esta abordagem detalhada permite ao professor-estagiário, optar por um caminho, onde apesar de existirem nuances no percurso, apresenta uma constante: a equidade no processo ensino-aprendizagem, ou seja permite e implica:
- Deter um conhecimento daquilo que é a turma, as suas particularidades e a sua identidade individual numa óptica colectiva;
- Permite ao docente perspectivar e delinear estratégias adequadas ao contexto;
- Reflectir sobre o que são os alunos reais daquela escola, daquele contexto e compreende-los como uma construção contínua, o que pressupõe uma reflexão e percepção também contínua.
- Identificar claramente a suas afiliações, no que aos aspectos: culturais, sociais, étnicos, familiares, motivacionais, diz respeito, assim como, aferir limitações, dificuldades, preferências, necessidades especiais dos mesmos.
Pretende-se, com este espaço, fornecer ao professor-estagiário utensílios para este promover, e de facto, preconizar uma prática caracterizada pelo tacto pedagógico e pela conduta equitativa.