Caracterização da Escola
"Uma escola é uma forja de espíritos"
(José Julián Martí Pérez; 1853-1895; Escritor/Poeta Cubano)
Este espaço remete-nos para a caracterização da escola (nível macro), e a forma como esta se relaciona com o meio envolvente
Permite percepcionar as regras preconizadas naquela escola, que são de extrema variabilidade, devido às regras particulares que, de facto, caracterizam cada ambiente escolar.
Passa por entender a escola e o que a rege, para posteriormente se poder reflectir e tentar alterar, o que é passível de ser alterado, no sentido de a tornar melhor e cada vez mais contemporânea, assim como, adequar as práticas docentes aquele contexto, àquela realidade.
O professor-estagiário deve voltar-se para o público-alvo e principalmente para a realidade deste, esta área é essencial no sentido de concretizar este propósito.
Cada escola apresenta características muito próprias, o professor-estagiário pode, neste âmbito, explicitá-las e absorver algumas linhas orientadoras que irão integrar nortear o seu Modelo de Intervenção Escolar e condicioná-lo.
A ideia veiculada por António Nóvoa quando nos fala de "modelo de escola", pode ser adaptada a este contexto específico, surgindo o conceito de Modelo de Intervenção Escolar.